Minha vocação é o Amor

Minha vocação é o Amor

Qual foi a vocação de Teresa? Podemos afirmar: Deus foi a sua vocação porque a sua vida se resume em uma grande paixão por Deus, procurando viver as 24 horas em Deus e para Deus.
  • 09 de Mai, 2025

“Deus é amor” ( 1Jo. 4, 7-8).

Perguntamos ainda, como Teresa conseguiu integrar essa profunda paixão por Deus com os olhos voltados para o alto, mas com os pés no chão da realidade?

A sua conexão se deu através da Palavra de Deus que a iluminava sempre, oferecendo-lhe elementos e critérios de discernimento para poder aprofundar sempre mais as suas convicções, transformadas em sentimentos e atitudes.

No momento que sentiu forte ímpeto em querer abraçar todas as vocações, seus olhos pousam sobre os capítulos 12 e 13 da epístola de São Paulo aos Coríntios: “Ser tua esposa, ó Jesus; ser carmelita; ser, pela minha união a Ti, a mãe das almas, deveria ser-me suficiente… mas não é… Sem dúvida, esses três privilégios formam minha vocação: carmelita, esposa e mãe. Todavia, sinto em mim outras vocações, a de Guerreiro, a de Sacerdote, a de Apóstolo, a de Doutor, a de Mártir, enfim, sinto a necessidade, o desejo de realizar, para Ti, Jesus, as mais heroicas obras ...[...] Meus olhos caíram sobre os capítulos 12 e 13 da primeira epístola aos Coríntios…(Ms B, 2v) Sem desanimar, prossegui com minha leitura e esta frase aliviou-me: “Aspirai, também, aos carismas mais elevados. Mas vou mostrar-vos ainda uma via sobre todas sublime”. E o apóstolo explica como todos os mais perfeitos dons não valem nada sem o Amor… Que a caridade é a via excelente para levar seguramente a Deus. Então, na minha alegria delirante, exclamei: Ó Jesus, meu Amor… enfim, encontrei minha vocação, é o Amor!…”(Ms B, 3v).

Quando Santa Teresinha escreveu estas palavras - “Minha vocação é o amor” - representa o momento máximo de sua certeza de não ter-se enganado diante da corrente jansenista, que incentivava o temor ao Deus da justiça e que exigia holocaustos e sacrifícios.

Experenciando  quanto Deus é bom e misericordioso, Santa Teresinha ajuda implodir a pedra do temor, apresentando ao mundo a doutrina da Pequena Via, a via da confiança e do abandono como uma criança nos braços misericordiosos de Deus.

 Com a apresentação da sua via direta e rápida, comparada aos novos meios de locomoção como o elevador, ela proclama que o elevador que a eleva até Deus são os braços de Jesus, cuja confiança a levou jogar-se, entregar-se sem reservas, deixando que Ele mesmo se encarregasse em apresentá-la ao Pai.

Por isso, distanciando-se da prática devocional da época que incentivava as monjas a se oferecerem vítimas em holocausto para aplacar a justiça divina, Santa Teresinha introduz o oferecimento da própria vida em holocausto ao Amor misericordioso de Deus. O Deus de Teresa é o Deus de Jesus Cristo que veio ao mundo não para condenar, mas para salvar, que não veio procurar os justos e os sãos, mas os enfermos e os pecadores. E a imagem mais bonita e significativa é a figura do Pai descrita na parábola do filho pródigo. Vivendo na presença desse Deus, Teresa nos assegura que em nós não pode haver mínimo espaço para o temor, mas confiança cega e ilimitada em Deus.

A missão de Santa Teresinha é continuar dizendo a todos nós que o nosso Deus é o Deus de amor e de misericórdia. Ela continua proclamando que nós todos podemos provar esta ternura de Deus em nossa vida. Basta liberar-nos de todas as seguranças que não seja Deus.

 

Ir. Cecília Tada, cmstmj

Veja também

Ver todas Ver todas

08 de Mai, 2025

Eleito o sucessor de Pedro, Papa Leão XIV

O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.

07 de Mai, 2025

Uma vida que se fez espaço de Deus

A vida de Teresa de Lisieux foi tão breve que deixa-nos a sensação de ter visto um raio, um relâmpago. Um clarão que ilumina tudo, mas que ao contrário do relâmpago que em um segundo desaparece, em Teresa o clarão permanecerá até a consumação dos séculos, segundo o seu desejo.

07 de Mai, 2025

Paróquia Santa Terezinha, celebra sua Padroeira e Fundação da Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias

Nos dias 17 e 18 de maio, a Paróquia de Santa Teresinha celebrará com devoção e alegria os 100 anos da canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus .

Irmãs Carmelitas Missionárias

Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, é o título oficial da Congregação. Irmãs, porque vivemos em fraternidade, Carmelitas porque nos inspiramos no estilo de vida da Ordem do Carmo, sendo a ela agregadas.

Política de privacidade

Termos de uso

+55 34 3332-4525

secprov@carmelitasmissionarias.com.br

Rua Afonso Rato, 1125

Bairro Mercês - Uberaba/MG

CEP 38060-040

© 2023 Irmãs Carmelitas Missionárias. Todos os direitos reservados.