Nossa História

Nossa História

Um Carmelo para as Missões - 75 Anos no Brasil

 

            Quando, em 1925, Rosa Cúrcio e Padre Lourenço van den Eerembent foram a Santa Marinella (Roma), os dois tinham para aquela cidadizinha, localizada no litoral norte de Roma, um sonho comum: fundar ali um Instituto Carmelita que se dedicasse às missões. 

       O sonho concretizou-se e o novo Instituto recebeu o nome de Congregação das Irmãs "Carmelitas Missionárias  de Santa Teresa do Menino Jesus", em homenagem à Padroeira das MIssões, de quem os fundadores queriam concretizar o sonho missionário. 

           O primeiro envio para as terras de Missão aconteceu em novembro de 1947: quatro jovens Irmãs eram enviadas para o Brasil, com destinho a Paracatu, no Estado de Minas Gerais, a pedido do então Bispo Diocesano Dom Elizeu van de Weijer, também ele Carmelita.

       Depois da grande aventura de uma longa e perigosa viagem de navio, as Carmelitas Missionárias foram apresentadas ao povo de Paracatu no dia 6 de janeiro de 1948, festa da Epifania do Senhor.

          Desde então, não cessaram suas atividades missionárias. Dedicaram-se com ardor às crianças e à juventude e ao trabalho de enfermagem em Paracatu e não demoraram a alargar suas tendas, fundando casas em outras localidades. Assim, chegaram logo a outras cidades de Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Ceará e Pará. A finalidade é sempre a mesma: educação das crianças, adolescentes e jovens, nas Obras Sociais, nas Escolas, nas Pastorais paroquiais , etc. E a preferência é sempre dada aos mais necessitados, a quem mais precisa de assistência, de amparo, de espiritual e moral.

          Com 75 anos no Brasil , a Congregação já teve algumas denominações jurídicas: Delegação - quando a responsável no Brasil era apenas uma representante da Coordenadora Geral; Região Brasileira - quando, contando com um número maior de Irmãs e de Comunidades, precisou ter também maior autonomia jurídica e, enfim, em 1989, tendo crescido o bastante, com uma eficiente organização, recebe a denominação de PROVÍNCIA, a mais importante denominação jurídica da parte de um Instituto religioso. Tem como título " Província Santa Teresa de Lisieux", sempre em referência e homenagem à Padroeira. 

       Assim, a PROVÍNCIA SANTA TERESA DE LISIEUX, em 2024, completa 35 anos como entidade jurídica. Com 75 anos no Brasil e 35 anos como Província, a Congregação busca ser sempre fiel ao sonho dos Fundadores: "Um Instituto Carmelita Missionário que se dedica especialmente às crianças e aos jovens, nas pegadas de Santa Teresa de Lisieux", a tão querida Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missão, que em 2025 celebraremos 100 anos de canonização.

Irmãs Carmelitas Missionárias

Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, é o título oficial da Congregação. Irmãs, porque vivemos em fraternidade, Carmelitas porque nos inspiramos no estilo de vida da Ordem do Carmo, sendo a ela agregadas.

Política de privacidade

Termos de uso

+55 34 3332-4525

secprov@carmelitasmissionarias.com.br

Rua Afonso Rato, 1125

Bairro Mercês - Uberaba/MG

CEP 38060-040

© 2023 Irmãs Carmelitas Missionárias. Todos os direitos reservados.