Intenção de oração para o mês de janeiro

Intenção de oração para o mês de janeiro

«Pelo dom da diversidade na Igreja»: eis a intenção proposta por Francisco para o mês de janeiro
  • 05 de Jan, 2024

«Pelo dom da diversidade na Igreja»: eis a intenção proposta por Francisco para o mês de janeiro e divulgada pela Rede mundial de oração do Papa com o vídeo publicado no site www.thepopevideo.org e através da aplicação Clik To Pray.

 

O breve filme começa com o símbolo da cruz esculpida em madeira, através da qual se vislumbra uma religiosa que assiste um idoso. E é precisamente a cruz, símbolo de unidade e diversidade, que percorre todo o vídeo. Uma cruz representada em portas, pedras e igrejas, mostrando sempre a riqueza das várias comunidades cristãs precisamente nas suas diferenças. A tal respeito, o Papa Francisco realça que «não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja. Pelo contrário, devemos alegrar-nos por viver esta diversidade». Sim, acrescenta, «já nas primeiras comunidades cristãs, a diversidade e a unidade estavam deveras presentes e em tensão, para se resolver num plano superior».

Contudo há mais, frisa o Pontífice. Com efeito, «para progredir ao longo do caminho da fé, precisamos também do diálogo mediante o ecumenismo com os nossos irmãos e irmãs de outras confissões e comunidades cristãs. Não como algo que confunde ou cria dificuldade, mas como um dom que Deus oferece à comunidade cristã para que cresça como um só corpo, o corpo de Cristo».

 

É bom considerar que em janeiro, no hemisfério norte, se celebra a Semana de oração pela unidade dos cristãos, que este ano tem como tema: «Amarás o Senhor teu Deus... e o teu próximo como a ti mesmo (Lc 10, 27)». Precisamente por isso, o Pontífice refere-se a outras Igrejas e confissões cristãs, como as orientais. «Elas têm algumas tradições próprias, ritos litúrgicos específicos», observa, «mas mantêm a unidade da fé. Reforçam-na, não a dividem».

Enquanto imagens de pessoas em oração atravessam o filme, destacando a diversidade de tradições, países, culturas e confissões religiosas, o Papa salienta que «se nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo, a riqueza, a variedade e a diversidade nunca se tornam motivo de conflito. O Espírito recorda-nos que, antes de mais nada, somos filhos amados de Deus. Todos iguais no amor de Deus e todos diferentes». Daí o convite à oração, a fim de que «o Espírito nos ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas no seio das comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das várias tradições rituais no seio da Igreja católica».

 

O vídeo termina com a imagem de uma enorme cruz formada por milhares de cristãos de várias origens, como se quisessem acolher idealmente o apelo do Papa a conhecer e a reconhecer a diversidade dos carismas.

Comentando o tema escolhido pelo Pontífice, o jesuíta Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede mundial de oração do Papa, realça «que a diversidade de carismas, tradições teológicas e rituais na Igreja católica é algo positivo. Há também muitas tradições espirituais, como as promovidas pelas ordens e congregações religiosas». Deus ama a diversidade, acrescenta o jesuíta, pois ela é «um sinal da presença do Espírito Santo. Assim, conduz-nos à plenitude da verdade, à largura, altura e profundidade do seu amor». A nossa fé, acrescenta, «cresce quando nos abrimos a esta diversidade, inclusive no “diálogo do ecumenismo com os nossos irmãos e irmãs de outras confissões e comunidades cristãs”».

Traduzido em 23 línguas e com a cobertura da imprensa em 114 países, o vídeo foi criado e produzido pela Rede mundial de oração em colaboração com a agência La Machi e o Dicastério para a comunicação.

 

Fonte: https://www.osservatoreromano.va/

Veja também

Ver todas Ver todas

Irmãs Carmelitas Missionárias

Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, é o título oficial da Congregação. Irmãs, porque vivemos em fraternidade, Carmelitas porque nos inspiramos no estilo de vida da Ordem do Carmo, sendo a ela agregadas.

Política de privacidade

Termos de uso

+55 34 3332-4525

secprov@carmelitasmissionarias.com.br

Rua Afonso Rato, 1125

Bairro Mercês - Uberaba/MG

CEP 38060-040

© 2023 Irmãs Carmelitas Missionárias. Todos os direitos reservados.