Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus, é o título oficial da Congregação. Irmãs, porque vivemos em fraternidade, Carmelitas porque nos inspiramos no estilo de vida da Ordem do Carmo, sendo a ela agregadas. Somos Missionárias porque nos dedicamos às missões. De Santa Teresa do Menino Jesus porque escolhemos como padroeira e modelo a santa Carmelita de Lisieux.

Como Carmelita Missionária de Santa Teresa do Menino Jesus, cada uma de nós é interpelada e orientada a ser testemunha credível de Cristo no mundo de hoje. O Pai nos chamou para realizar nossa consagração no Carmelo Missionário, fundado por Madre Crucifixa Cúrcio e Padre Lourenço van den Eerenbeemt e por eles confiado Santa Teresa do Menino Jesus.

Nosso modo específico de “viver no obséquio de Cristo e servi-Lo com coração puro e total dedicação”, isto é, de ser Carmelitas, é, portanto, aquele que eles nos confiaram e nos ensinaram: somos uma fraternidade contemplativa empenhada em fazer reflorescer o Carmelo em todas as partes do mundo, restaurando a humanidade.

Participamos, com alegria, da mesma e única vocação do Carmelo, em modo complementar aos frades, às monjas, e às outras Congregações religiosas, aos institutos seculares e às tantas formas de vida laical que constituem a Família Carmelita. Com todos esse irmãos e irmãs partilhamos uma identidade carismática e uma história bem definida: somos parte viva de uma longa experiência humana, espiritual e apostólica purificada pelo tempo, tornada fecunda pelo Espirito para toda a Igreja. Estamos portanto empenhadas em reler, reinterpretar e aprofundar constantemente essa herança carismática, para conhece-la, encarná-la e renová-la com os dons que o senhor nos confiou.