A premiação com o diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara de Uberaba, marcou no sábado (16), a comemoração dos 70 anos da chegada ao Brasil das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus. Em 16 de dezembro de 1947 elas desembarcaram no Rio de Janeiro e seguiram para Paracatu – MG, depois Paranavaí – PR (1955) e Uberaba – MG (1964).

Em Uberaba, onde as Irmãs estão a 53 anos, os festejos foram abertos com uma celebração Eucarística presidida por dom Paulo Mendes Peixoto. Do ato participaram as 14 irmãs residentes na Casa de Uberaba (situada na Rua Afonso Rato, 1125 – Mercês), além de amigos e convidados.

Ao final da missa, em cerimônia solene conduzida pela Câmara Municipal, as Irmãs Carmelitas foram agraciadas com o diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à comunidade uberabense. A honraria foi uma indicação do vereador Rubério Santos, PMDB.

O vereador enfatizou que são vários trabalhos das Irmãs Carmelitas em Uberaba, mas sobretudo a evangelização através da educação, principal carisma da congregação. Rubério frisou que desde que chegaram à cidade as Irmãs oferecem a Educação Infantil, inicialmente, através da Escola Nossa Senhora de Fátima (extinta)  já há alguns anos e por meio do Educandário Menino Jesus de Praga.

Também em Uberaba está a Sede Provincial  das Irmãs Carmelitas Missionárias no Brasil. Daqui é que se administra as 13 comunidade espalhados pelo país.

Rubério Santos

Fonte: http://arquidiocesedeuberaba.org.br